História

Origem & História

Henriques & Henriques-Vinhos, S.A.

A história da Henriques & Henriques remonta ao ano de 1850 quando a empresa foi fundada por João Gonçalves Henriques, descendente de uma família que há muitos anos se estabelecera em Câmara de Lobos. Após a sua morte em 1912 os seus filhos, João Joaquim e Francisco Eduardo Henriques, fizeram uma parceria de onde provém o nome “Henriques & Henriques”.
A família Henriques, ao longo das diferentes gerações, desempenhou um papel importante na elaboração do Vinho da Madeira onde sempre se destacou como produtora de vinhos de excelente qualidade. Entretanto, vários acontecimentos ocorridos na segunda metade do Séc. XIX, designadamente o aparecimento do Oídio em 1852 e pouco depois a Filoxera em 1872, doenças da vinha, resultaram em sérios prejuízos nos vinhedos da Região e, como consequência, levaram a que em 1913, o património da família fosse consolidado numa empresa que mais tarde, em 1925, passou a exportar os seus produtos.

O último dos Henriques faleceu em 1968 tendo a companhia transitado para os colaboradores mais próximos e amigos. A empresa manteve a passagem do testemunho quer de tradição quer do sistema tecnológico para as gerações seguintes até os dia de hoje.
Para além de produtora e exportadora, a H&H é também a única empresa detentora de vinhedos próprios, resultando na produção de uvas de extrema qualidade, nomeadamente das castas Verdelho e Terrantez, o que lhe permite controlar a produção desde o cultivo à colheita. Por outro lado adquire também uvas a diversos viticultores com os quais mantém uma estreita relação de longa data.

Em 1992, a Henriques & Henriques iniciou um programa de expansão e investiu na construção da nova adega de envelhecimento na freguesia de Câmara de Lobos onde se situa também a sede e o espaço comercial. Igualmente construiu um centro de vinificação na sua propriedade situada na freguesia da Quinta Grande o que proporcionou à empresa os meios adequados para corresponder às exigências dos mercados, usando as mais recentes inovações tecnológicas, porém mantendo a tradição familiar de quase 200 anos na produção dos melhores vinhos da Madeira.

ALGUNS DOS PRÉMIOS MAIS IMPORTANTES

AGENDE A SUA VISITA!