Sobre H&H

Origem & História

Henriques & Henriques-Vinhos, S.A.

A história da Henriques & Henriques remonta ao ano de 1850 quando a empresa foi fundada por João Gonçalves Henriques, descendente de uma família que há muitos anos se estabeleceu em Câmara de Lobos. Após sua morte em 1912, os seus filhos João Joaquim e Francisco Eduardo Henriques fizeram uma parceria de onde provém o nome “Henriques & Henriques”.

A família Henriques, ao longo das diferentes gerações, desempenhou um papel importante na elaboração do vinho da Madeira, sendo conhecida como produtora de vinhos de excelente qualidade. Vários acontecimentos ocorridos na segunda metade do Séc. XIX, designadamente o aparecimento do Oídio em 1852 e pouco depois a Filoxera em 1872, doenças da vinha, resultaram em sérios prejuízos nos vinhedos e, como consequência, levaram a que em 1913, os interesses da família fossem consolidados numa empresa que mais tarde, em 1925, passou a fazer a exportação de seus próprios vinhos, em vez de os fornecer a outros exportadores.

Para além de produtora e exportadora, a H&H é caracterizada por ser a única detentora de vinhas próprias na região, o que permite a produção de uvas de extrema qualidade, nomeadamente a uva Verdelho, e também a Terrantez, que se destaca por ser uma uva sensibilíssima e pouco produtiva, porém um verdadeiro néctar dos deuses, quando transformada em vinho madeira.

Apesar da produção da sua própria a H&H necessita adquirir uvas a diversos viticultores com os quais mantém uma estreita relação desde há muitos anos.

Em 1992, a Henriques & Henriques iniciou um programa de expansão e investiu na construção de nova adega de envelhecimento em Câmara de Lobos e também na construção de um novo centro de vinificação edificado na sua propriedade, na Quinta Grande, que proporcionou à empresa os meios adequados para utilizar as mais recentes inovações tecnológicas mas, ao mesmo tempo, mantendo a tradição familiar de quase 200 anos na produção dos melhores vinhos da Madeira, de qualidade excepcional.

ALGUNS DOS PRÉMIOS MAIS IMPORTANTES